BIOGRAFIA

bio

Primeiro deputado estadual eleito pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Pernambuco, Edilson Silva foi indicado pela bancada de Oposição para presidir a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular.

Como militante político, prioriza o debate nas áreas de direitos humanos e cidadania, no sentido amplo (mobilidade, saúde, educação, moradia, comunicação e segurança) e também entendido como extensão e garantia de direitos às minorias e população historicamente oprimidas, como negros, índios, mulheres e pessoas LGBT.

Nascido em Resende, no Rio de Janeiro, é também técnico industrial e assessor de movimentos sociais e iniciou sua militância no movimento estudantil ainda na década de 1980. Filho de pai paraibano e mãe catarinense, Edilson também militou no movimento sindical por pouco mais de uma década, compondo a direção de federações nacionais e da CUT. Chegou a Pernambuco no início da década de 1990. É fundador e atual presidente estadual do PSOL, por onde disputou as eleições para governador (2006 e 2010) e para a Prefeitura do Recife (2008).

GALERIA DE FOTOS