Edilson participa de debate na 15º Semana do Meio Ambiente no Pajeú

SEMEIA

A falta de tratamento adequado do lixo. Devastação das matas ciliares. A seca das fontes de água. O desmatamento crescente da caatinga com as queimadas e a extração ilegal de madeira, e a consequência para as espécies animais, vegetais e para a vida humana. Esses são alguns aspectos da degradação ambiental no Sertão do Pajeú que vai ser tema da Audiência “Caatinga: Guardiã da Vida no Semiárido”.

O deputado Edilson Silva (PSOL) participará desse debate através de convite feito ao Núcleo Temático de Meio Ambiente e Agroecologia de seu mandato pelas organizações civis que realizam a 15º Semana do Meio Ambiente (SEMEIA). A audiência será nesta terça, dia 6, no Cine Teatro São José, Afogados da Ingazeira, a partir das 9h da manhã.

A programação trabalhará a conscientização ambiental da população sobre a importância da preservação do bioma Caatinga. Um passo fundamental para a preservação da vida. Também é objetivo do SEMEIA, o estímulo ao combate dos crimes contra o meio ambiente, demonstrando espaços seguros para que sejam feitas denúncias.

Organizada inicialmente pela Diaconia, atualmente a Semeia é realizada por diversas organizações e representantes da sociedade civil, como a Casa da Mulher do Nordeste, Centro Sabiá, CECOR, ADESSU Baixa Verde, Universidade Federal Rural (UFRPE), sindicatos e associações de agricultores/as são algumas das entidades parceiras.

Confira a programação:

Faixa Caatinga

06/06 – Afogados da Ingazeira
Audiência Popular “Caatinga: Guardiã da Vida do Semiárido”
Local: Cine Teatro São José

– COMPOSIÇÃO DA MESA (deputado, prefeitos, representação feminina) – Saudações
– CONTEXTO AMBIENTAL DO PAJEÚ – Fala do Professor Genival Barros da UFRPE
– Resgate da luta do Grupo “Fé e Política” sobre o enfrentamento ao desmatamento no Pajeú – Padre Luizinho
– PLENÁRIA (10 a 15 falas – 3 min por pessoa). Os participantes podem entregar propostas ou denúncias aos deputados, durante ou após as falas.
– Fala do Deputado Edilson Silva

– CAMINHADA ATÉ A PONTE SOBRE O RIO PAJEÚ

08/06 – Tabira
Seminário – O desmatamento e os impactos na vida das mulheres – CMN

10/06 – Serra Talhada
Aniversário da Feira Agroecológica de Serra Talhada – CECOR

20/06 – Triunfo
Encontro de Agricultores Experimentadores – ADESSU, Centro Sabiá e Diaconia

Cartaz _ SEMEIA

Compartilhe

Comentário